MAHIKARI

História

A palavra mahikari significa “Luz Divina” ou “Luz Verdadeira”. É um grupo de índole religioso-apocalíptico, fundado no Japão em 1959, com o nome de Sukyo Mahikarj, por Yoshikazu Okada (s.d.), conhecido pelo título de Oshienushi-sama. A AM se auto-intitula um movimento de renovação espiritual, fundamentado em revelações divinas inéditas, que o Deus SU dera ao fundador entre 1959 e 1967. Essas revelações pretendem esclarecer os textos sagrados de todas as grandes religiões existentes. Por exemplo, Okada afirmou que a BÍBLIA predisse a sua vinda, quando Jesus disse que enviaria ao mundo “o Espírito da Verdade”, o “Consolador”, que conduziria seus discípulos a toda a verdade (João 16.13 — veja ESPIRITISMO, para uma consideração sobre o Consolador prometido por Jesus). Apesar disso, a AM afirma que não é um movimento de cunho religioso.



Não há dados acerca do número de adeptos li­gados à AM, nem no Brasil nem no mundo. Sua sede mundial fica no Japão. No Brasil, localiza-se na Cidade de São Paulo. O grupo é dirigido atualmente pela filha do fundador, Keiju Okada (s.d.), a nova Oshienushi-sama.

Ensinos
O corpo de ensinos da AM tem a ver com as revelações atribuídas ao fundador. Destacam-se:
Deus — É difícil determinar qual o conceito de Deus na AM. Ele é único, mas ao mesmo tempo existem vários outros deuses que protegem a humanidade. Todos seriam frações do Deus Supremo SU (também chamado Miroku). O homem também seria uma fração desse Deus; nesse caso, essa noção de Deus assemelha-se mais ao PANTEÍSMO; mas, curiosamente, é ao mesmo tempo individualizado, revestido de antropomorfismo, a ponto de lapidar-se durante bilhões de anos. Nesse caso, teríamos um POLITEÍSMO, pois além de lapidar-se, fez o mesmo com os demais deuses que criara.

Homem
É um ser composto de espírito e mais três corpos, aos quais comanda: o material, o espiritual e o astral. Estes sofrem a influência de espíritos cheios de rancor, ódio, inveja e outros sentimentos negativos, que podem penetrar no corpo material ou permanecer nas proximidades, controlando a vontade humana, trazendo graves conseqüência para o corpo. Isso explica­ria a causa da maioria das doenças.

Vida após a morte - A AM advoga a crença na REENCARNAÇÃO. Quando o corpo físico morre, o espírito e os corpos espiritual e astral vão para o mundo astral, dividido em sete dimensões, sendo a sétima o mundo do Deus SU. O espírito desencarnado habitará naquele que corresponde ao seu grau de purificação. No mundo astral o espírito e seus corpos serão submetidos a provas, que os farão se esquecer de tudo o cause apego ao mundo material. O tempo da prova varia de 200 a 300 anos. Somente depois disso é que poderá reencarnar. Dependendo do acúmulo de pecados cometidos nas encarnações anteriores, poderá vir num corpo humano ou num de animal.

Cataclismo mundial
O Deus SU teria fornecido informações inéditas sobre uma Nova Era que se aproxima. Antes da instalação dessa Nova Era, porém, haverá um grande cataclismo mundial, que começou com a Era do Batismo de Fogo, em 1962. Desde então tem havido grandes catástrofes, como terríveis abalos sísmicos, maremotos, tufões, desequilíbrio climático, contaminação em massa etc. Somente pessoas espiritualmente purificadas é poderão sobreviver, a fim de compor a Nova Civilização do século 21. Entra em cena a AM como a solução mais rápida de Deus para purificar espiritualmente as pessoas, pondo fim ao seu CARMA, bem como as imunizando para o escape dessa catástrofe e preparando-as para a entrada na Nova Era. Isso seria feito por meio do Okiyome (veja abaixo).

Okiyome e Arte Mahikaki
O processo de depuração da humanidade é denominado Okiyome (purificação). Consiste na imposição de mãos, por meio da qual é transmitida a mahikari, ou seja, a “Luz Divina”, vinda direta­mente da sétima dimensão. Esse é o ponto nevrálgico da AM. Quem impõe as mãos é apenas um canal pelo qual a mahikari é transmiti­da. Pela aplicação freqüente de Okiyomt, a AM acredita que paulatinamente o nível espiritual de alguém se elevará, obtendo com isso uma vida de saúde, harmonia e prosperidade, exorcizando os espíritos perturbadores e opressores. A prática de Okiyome não se limita aos seres humanos; pode ser aplicada em alimentos, ambientes de trabalho, planta etc. Nesse aspecto, é bem semelhante à prática do JOHREI, da IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL.

Fonte: - MENEZES, Aldo. "Arte Mahikari". Em: Mather, George A.; Nichols, Larry. A. Dicionário de religiões, crenças e ocultismo. São Paulo: Vida, 2000, p. 21.
CACP

Seguidores